O Quarto Montessoriano

O Quarto Montessoriano

Para você que nos acompanha, finalmente hoje vamos falar sobre o quarto Montessoriano……ebaaaaaaa!!!!!

To stimulate life, leaving it free, however, to unfold itself –that is the first duty of the educator.

(Maria Montessori)

Cama Montessoriana. Todos os direitos reservados a Grão de Gente

Cama casinha e o quarto Montessoriano

Em um post anterior comentei que Maria Montessori entrou em nossa casa através do quarto Montessoriano.

Se você googlea quarto Montessoriano, irá aparecer várias imagens como a de cima. Na grande maioria das imagens o foco principal é a cama no chão. Embora muitas imagens mostrem a cama casinha como se ela fosse um pré requisito para um quarto montessoriano, a verdade é que basta apenas um colchão no chão. A casinha portanto acaba sendo mais uma decoração do quarto.

No entanto por trás do quarto montessoriano está toda uma pedagogia muito linda de ser vivenciada.

Maria Montessori falava muito da liberdade para a criança e essa liberdade começa em seu quarto!! Nesse quesito muitas pessoas confundem a liberdade com a libertinagem. Pois não!!! Liberdade para Maria Montessori consistia em dar acesso a criança em suas necessidades básicas!!

Convido você agora a fechar os olhos e imaginar o seu quarto na infância ou a do seu filho (a). O que você tinha de fácil acesso? Talvez os seus brinquedos ou nem isso! Pois bem, é por aí que Montessori começa a idéia da liberdade, deixar tudo ao alcance da criança: roupas, brinquedos, livros, comidas e etc…

Característica do quarto Montessoriano

Então quando pensamos em quarto Montessoriano pensamos em um ambiente chamado de “ambiente preparado”.

O ambiente preparado consiste em:

  • A cama é no chão para dar o livre acesso a criança de sair e voltar a sua cama;
  • As prateleiras de livros são ao alcance da criança para que ela possa acessá-los no momento em que sentir necessidade;
  • O cabideiro é de sua altura para ela escolher as roupas que deseja ou não usar;
  • Os brinquedos ficam numa estante a sua altura e de livre acesso;
  • O espelho é na horizontal quando a criança ainda engatinha e depois é na vertical quando ela já anda;
  • Cadeiras e mesinha do seu tamanho;
  • Se a opção é aderir ao quarto montessoriano desde os meses de vida da criança, o quarto apresenta uma barra para estimular a criança a andar no momento dela!

A escolha do quarto montessoriano

Quando o Jonas e eu escolhemos o quarto montessoriano, obviamente que não sabíamos de nada disso. Com o passar do tempo fomos estudando e chegamos a conclusão que ser montessoriano é verdadeiramente vestir a camisa!!!

Mas quando pensamos em vestir essa camisa, o primeiro obstáculo surgiu justamente no quarto…hehehehe!! Como mobiliamos o apartamento antes do Thomas nascer, fizemos tudo sobre medida no sentido de otimizar espaço. Entretanto nada foi empecilho e adaptamos o quarto do Thomas. De acordo com a necessidade do Thomas as coisas vão acontecendo, por exemplo: como agora o Thomas está dando sinal de engatinhar, então agora demos um jeitinho de colocar as barras!!

Se você nos segue no Istagram veja lá as fotinhos!!!

Bom por hoje é só pessoal!! Se ficou curioso (a) nos aguarde nos próximos posts para falarmos melhor sobre o ambiente preparado!

 

Andressa é casada e mãe! Sonhando com uma pedagogia educacional diferente da tradicional fundou a Aggu Montessori Experience onde pretende apresentar essa nova metodologia apaixonante para pais, professores e demais interessados.
Comments are closed.