O nosso quarto Montessoriano (ParteII)

O nosso quarto Montessoriano (ParteII)

E para você que esperava ansioso (a) por mais essa postagem, hoje daremos continuidade ao quarto Montessoriano contando nossa experiência com o pequeno Thomas. Vamos lá??

Espaço de atividade do quarto Montessoriano

Espaço de atividades do quarto Montessoriano

No último post falamos sobre a cama Montessoriana e como está sendo nossa experiência. Hoje vamos falar do espaço de atividades!

Como nosso apartamento é pequeno, o espaço de atividades do Thomas fica em frente a sua cama (imagem acima). Nesse espaço optamos por utilizar o EVA. Quando adquirimos o EVA não tínhamos muito conhecimento do quesito colorido. Depois de muitos estudos descobrimos que quando as crianças são recém nascidas, o ideal é não ter muito estímulo visual. A preferência portanto é para cores mais neutras.

Até abrindo um parêntesis quanto a decoração do quarto. Para Maria Montessori quanto menor o estímulo visual para a criança melhor. Portanto num quarto verdadeiramente montessoriano você não encontrará móbiles barulhentos em cima da cama, ou um quarto poluído de brinquedos e ursos.

Mas voltando ao assunto, além do tapete nós temos o espelho que é muito recomendado no método Montessoriano. Se a criança é recém nascida, o ideal é que o espelho se encontre na horizontal. Quando ela já começa a sentar o ideal é que seja na vertical. O espelho é importante para que a criança tenha conhecimento de si e de seus movimentos.

Outro item que foi adicionado recentemente foi a barra. A barra foi adicionada somente agora, porque é nesse momento que o Thomas está desenvolvendo sua capacidade de engatinhar. A idéia da barra é estimular a criança a andar no momento em que ela sentir a necessidade. Ou seja, quando o instinto para ficar em pé for acionado no Thomas, a barra já estará pronta para estimular essa atividade.

Por fim, no espaço de atividades há imagens de animais em preto e branco. Essas imagens de animais é para apresentar os diferentes animais que existem no planeta.

O Thomas e seu espaço no quarto Montessoriano

O Thomas faz uso de seu espaço desde os quatro meses. No início eu o deixava deitado na cama olhando no espelho, mas tão logo percebi que ele queria sentar, passei a sentar ao seu redor.

Ele sempre gostou do espelho, porém quando mais novinho, ele não tinha percepção de que a imagem refletida no espelho era dele. Essa personificação começou por volta do sétimo mês. Desde então ele bate no espelho, coloca a boca, tenta pegar a sua imagem e por aí em diante.

Porém se tem algo que percebemos é a autonomia que ele apresenta em seu espaço. Aquele espaço é dele. Nem o Jonas, nem eu interferimos em suas atividades, à menos, é lógico, que haja algum perigo. Mas justamente para evitar isso, nós deixamos o ambiente preparado.

Então nesse espaço ele deita, ele levanta, ele senta, tenta engatinhar e assim vai. Só interferimos quando ele nos chama. Caso contrário tudo aquilo se torna um maravilhoso desafio para ele!

Bom por hoje é só pessoal! Até a próxima

 

Andressa é casada e mãe! Sonhando com uma pedagogia educacional diferente da tradicional fundou a Aggu Montessori Experience onde pretende apresentar essa nova metodologia apaixonante para pais, professores e demais interessados.
Comments are closed.