De Maria Montessori à pedagogia Montessoriana

De Maria Montessori à pedagogia Montessoriana

Hoje vamos falar um pouco sobre essa grande mulher: Maria Montessori. Engenheira, médica, pedagoga, mãe, enfim, uma mulher aquém do seu século.

Quem foi Maria Montessori?

Maria Montessori foi uma mulher imponente da sua época. Nascida na Itália em 1870, aos 13 anos ingressou num Instituto Técnico, apenas para meninos, para iniciar uma carreira de engenharia. Ao longo do tempo porém, ela mudou de ideia e resolveu se tornar médica. Logicamente, que mais uma vez, medicina na época era somente para homens. Entretanto, novamente Maria Montessori venceu as barreiras e se tornou a primeira médica mulher na Itália em 1896.

Enquanto médica, Maria Montessori se concentrou na área de psiquiatria e foi através da observação de crianças com deficiência intelectual e de desenvolvimento, que Montessori ingressou na faculdade de pedagogia. Através dos estudos e da observação, Montessori passou a duvidar dos métodos de aprendizagem predominantes para as crianças com deficiência.

E a pedagogia ganhou forma

A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação.

(Maria Montessori)

Em 1900 Maria Montessori pôde aprimorar o seu método através da nomeação como co-diretora de um instituto de treinamento para professores de educação especial. Mas foi em 1907 que sua pedagogia realmente ganhou força. Nessa data, Montessori foi convidada a abrir um centro de acolhimento de crianças em um distrito pobre do centro da cidade. Foi aí que surgiu a Casa dei Bambini (ou Children’s House).

Casa dei Bambini

Nesse novo desafio, Montessori observou que os jovens até então indisciplinados mostraram grande interesse em trabalhar com quebra-cabeças, aprendendo a preparar refeições e manipulando materiais que auxiliariam em exercícios de matemática. Além disso ela observou que os jovens absorveram tudo o que estava ao seu redor ensinando a si mesmos, ou seja, autodidatas.

A partir daí e das experiências adquiridas com as crianças deficientes, Montessori produziu materiais de aprendizagem em um ambiente em sala de aula que promoveu o interesse natural das crianças em aprender. Foi através dessa dinâmica que Montessori propôs um ambiente preparado para incentivar a independência e a liberdade dentro de limites e um senso de ordem. Nascia assim a pedagogia Montessoriana!

Quer saber mais? Então não perca nossos próximos posts!!

Andressa é casada e mãe! Sonhando com uma pedagogia educacional diferente da tradicional fundou a Aggu Montessori Experience onde pretende apresentar essa nova metodologia apaixonante para pais, professores e demais interessados.
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